Para perceber o papel dos livros: A educação pela pedra, um estudo de caso

Os estudos desenvolvidos por Donald Francis McKenzie e por Jerome McGann iluminam a complexa relação entre textos e livros mediante o conceito de código bibliográfico. Sua contribuição, no entanto, ainda é pouco conhecida pelos Estudos Literários brasileiros. Este livro pretende aproximar o público-leitor dos fundamentos da Teoria Social da Edição (ou Sociologia dos Textos) mediante um estudo de caso aplicado de edições distintas de A educação pela pedra de João Cabral de Melo Neto. A publicação original de 1966, quando vista pelas lentes do código bibliográfico, recebe uma nova camada de complexidade, camada essa perdida nas republicações de 1968 e 1999. A dissociação entre textos e livros compromete parte do exercício crítico, mas também pode ser igualmente resgatada pelo mesmo elo que sustenta o problema: a percepção do papel do livro para a formação desse sistema.

Ficha técnica

Autora: Priscila Monteiro
Ano: 2021
Gênero: acadêmico


Ficha técnica

Autor: Priscila Monteiro
Ano: 2021
Gênero: acadêmico

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